A Rinite

A Rinite Alérgica é uma doença inflamatória mediada por IgE que afeta as membranas mucosas nasais causando edema da mucosa nasal, especialmente dos cornetos inferiores. O quadro de rinite pode ser agudo e estacional ou crônico. Os alergenos como pólen, as esporas fúngicas, componentes da descamação da pele de animais domésticos, ácaros do pó de casa e dos alimentos e a sensibilidade a qualquer um deles pode provocar rinite alérgica que apresenta como sintomas clássicos rinorréia, os espirros, o prurido e obstrução nasal.

Infecções Respiratórias

As doenças respiratórias são afecções extremamente comuns, acometendo de forma significativa todas as faixas etárias da população. Neste meio se incluem resfriados, gripes, faringotonsilites, laringites, rinossinusites e rinites. As infecções das vias aéreas superiores são mais comuns nas crianças. À medida que a faixa etária aumenta, em direção à idade adulta, a frequência de infecções diminui. Estas infecções são mais comuns também no inverno. Já as rinites podem guardar relação com a estação do ano, mas não são necessariamente piores no inverno.

Outras condições como taxa de polinização, umidade, grau de poluição do ar, etc. têm papel importante nas crises e nas formas perenes. Infecções virais facilitam a colonização bacteriana, aderência e translocação destas através da barreira do epitélio respiratório primeiramente porque a infecção viral causa um dano físico ao epitélio do trato respiratório levando a um prejuízo dos mecanismos de defesa e exposição da membrana basal.

Os vírus que acometem o sistema respiratório são capazes de causar morte das células ciliares, perda estrutural e funcional dos cílios e consequentemente possibilitar o acúmulo de secreções aumentando o risco de infecções bacterianas. Com o intuito de diminuir o número de complicações é interessante a utilização de antigripais que reduzem o tempo de evolução da infecção viral, diminuindo assim a chance de complicações.

Doenças respiratórias em Crianças: Crianças ficam doentes, em média, dez vezes por ano. Em aproximadamente seis desses casos, a doença é causada por uma infecção aguda das vias aéreas(IVAS). 90 % dos casos de infecções das vias aéreas a origem é viral, responsável por sinais e sintomas comuns como indisposição , coriza, tosse, febre e dor.