Cuidado com o cansaço exagerado

Cuidado com o cansaço exagerado

No bate-papo com os amigos, na hora do intervalo com os colegas e até mesmo na fila do banco esse assunto aparece de forma recorrente: a queixa pelo cansaço. As pessoas são enfáticas em afirmar que estão exaustas, esgotadas e exauridas. Muitas vezes essa sensação é consequência de uma rotina cada vez mais frenética e pode ser amenizada com a mudança de alguns hábitos. Mas cuidado: cansaço excessivo pode indicar que algo não vai bem com a saúde. E o fato de dormir mal tem relação direta com essa condição.

As doenças do sono geralmente vêm acompanhadas de sintomas como sensação de fadiga permanente, além de distúrbios de memória e de concentração, ansiedade, depressão, irritabilidade, baixo rendimento profissional, prejuízo do convívio social e aumento de risco de acidentes de trabalho ou com veículos. O fato de dormir mal, que origina esse cenário, pode ser consequência de vários distúrbios do sono, tais como a síndrome das pernas inquietas, a movimentação periódica de membros, o transtorno de insônia, a presença de roncos com ou sem apneia. Nessa situação, a pessoa fica mais de dez segundos sem respirar durante o sono, geralmente de forma não consciente ocasionando redução no oxigênio cerebral e vários microdespertares impossibilitando o cérebro de permanecer nos estágios mais profundos e relaxantes, gerando, assim, um sono não reparador.

Existe tratamento para a apneia do sono, permitindo à pessoa recuperar muito sua qualidade de vida. O primeiro passo é identificar a ocorrência dessa doença, o que é facilmente detectável com a realização de um exame chamado polissonografia. Esse procedimento informa ao médico especialista o que acontece com o organismo da pessoa durante o sono, oferecendo os elementos necessários para elaboração do diagnóstico e definição das alternativas de tratamento.

Se esse quadro parece familiar a você, fique atento. Experimente, inicialmente, avaliar como está sua higiene do sono, ou seja, verifique se está cumprindo algumas recomendações importantes como manter um horário definido de sono com, pelo menos, 6 horas de duração num ambiente escuro e silencioso para o repouso, evitar atividades físicas 3 horas antes de dormir, bem como a ingestão de bebida alcoólica, cafeína e grandes refeições. Persistindo os sintomas do cansaço excessivo e da fadiga permanente, procure um especialista para identificar como está a qualidade do seu sono – essa pode ser uma das causas da indisposição e deve ser tratada antes que traga prejuízos mais sérios a sua saúde.

A clínica Dr. Alexandre Pressi é especializada em pneumologia (diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias) e medicina do sono (investigação e tratamento dos distúrbios relacionados ao sono). Com a credibilidade de quem atua no segmento há mais de 20 anos, é referência no segmento médico pelos serviços de consultas e exames disponibilizados para crianças, adultos e idosos. Os atendimentos são realizados na rua 13 de Maio, 581 – Salas 114, 115, em Bento Gonçalves, para pacientes particulares também conveniados com Tacchimed, Unimed e diversos sindicatos. Agende sua consulta pelo fone (54) 3055-3050.