A hora de dormir é um momento que requer tranquilidade e relaxamento para que o sono seja reparador – estudos recomendam de 6 a 8 horas de descanso por dia. No entanto, alguns distúrbios podem afetar sua qualidade, o que pode comprometer a produtividade ou até mesmo a rotina diária da pessoa, em função dessa deficiência. Para evitar que isso aconteça alguns cuidados podem ser seguidos, como ter horários regulares para dormir, descansar em um ambiente adequado, não tomar bebidas estimulantes antes de deitar, entre outras.
Essas dicas são essenciais para preservar as quatro fases do sono. Durante as três primeiras, por exemplo, o corpo economiza energias, promove a restauração de tecidos, o aumento da massa muscular e libera o hormônio de crescimento. Já na última fase, chamada REM, há a consolidação da memória e do aprendizado. Quando a pessoa está dormindo e é acordada, ela volta imediatamente à fase 1 do sono, comprometendo esse processo.
Medidas simples, como as listadas abaixo, podem minimizar esses efeitos. Porém, se você está tendo problemas para dormir, consulte um especialista – ele pode identificar distúrbios e indicar o melhor tratamento.
Veja mais dicas para preservar o sono*:
– Ter horários regulares para dormir e despertar.
– Ir para a cama somente na hora dormir.
– Ter um ambiente de dormir adequado: limpo, escuro, sem ruídos e confortável.
– Não fazer uso de álcool ou café, determinados chás e refrigerantes próximo ao horário de dormir.
– Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
– Se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir de dia
– Jantar moderadamente em horário regular e adequado.
– Não levar problemas para a cama.
– Realizar atividades repousantes e relaxantes preparatórias para o sono.
– Ser ativo física e mentalmente
*Fonte: Instituto do Sono.