Espirometria facilita diagnóstico precoce de doenças pulmonares

Espirometria facilita diagnóstico precoce de doenças pulmonares

Identificar precocemente qualquer tipo de enfermidade aumenta consideravelmente a eficiência do tratamento e, por consequência, as chances de cura do paciente. No caso das doenças pulmonares não é diferente: quanto mais cedo a pessoa descobre os problemas, melhores as probabilidades de revertê-los. Diversos recursos estão disponíveis para ajudar os médicos nesse desafio. Um dos mais eficientes é o exame chamado espirometria, que mede a função pulmonar, o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões, entre outros indicadores.

A espirometria nos permite chegar ao diagnóstico de diversas condições, como asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) tosse alérgica, antes mesmo que seus sintomas se manifestem, para posterior tratamento. O exame também é indicado para identificar possíveis doenças ocupacionais, verificando a função pulmonar de trabalhadores expostos à poeira, produtos químicos e tóxicos.

O procedimento é oferecido, mediante agendamento de horário, na clínica Dr. Alexandre Pressi. Sua realização é simples: o paciente faz alguns exercícios de respiração utilizando um bocal, conectado a um equipamento que coleta os indicadores para que o médico os interprete. Também é possível realizá-lo em empresas, com atendimento in company, conforme necessidade.

Para conhecer as situações em que o exame de espirometria é recomendado, os requisitos preparatórios ou agendar um horário, contate pelo fone (54) 3055-3050.